quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Medo do apocalipse perante o imaginário cinematográfico. Parte 03


Nem tudo é um caos.

No mundo contemporâneo faz sentido que o homem alimente a esperança de transformar a terra num local saudável, limpo e organizado. 

Esta é uma esperança concretizada em Metropolis, numa cidade moderna, mas, ao mesmo tempo repleta de jardins do Éden dos quais o Homem se sente parte integrante. Os espaços físicos nos quais decorre a ação de O Herói do Ano 2000 são limpos, organizados e minimalistas e enquadram-se numa natureza luxuriante de campos férteis e de florestas verdes. 

Na série Star-Trek é apresentado o planeta terra controlado por uma confederação, evoluído; a raça humana juntas em um só objetivo. Tudo limpo e organizado, roupas engomadinhas e limpas.

A sociedade de Gattaca vive igualmente num ambiente privilegiado no qual as cidades parecem ter sido cuidadosamente planejas e as casas parecem ser palácios muito belos

Alguns filmes a felicidade é vivida no início e no final da narrativa e tem por cenários espaços limpos nos quais a cor predominante é o branco, ao contrário de Matrix, que é um filme escuro, talvez querendo mostrar que um mundo saudável e limpo não existe na verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

the last of us horse analisy